Manutenção de Poços

Manutenção de Poços Artesianos e Semi Artesianos

Nós da Mega Bombas Poços Artesianos executamos todos os tipos de manutenções em poços artesianos e semi-artesianos, pois possuímos desde ferramental para manutenção em poços residenciais (torre móvel), Caminhão Munk para poços de difícil acesso e Guincho acoplado em caminhão com torre de lance único com acionamento hidráulico capaz de suportar pressões superiores a 7 toneladas.

Quais os tipos de manutenção em Poços Artesianos e Semi-Artesianos?

Existem dois tipos de manutenção para Poços Artesianos e Semi-Artesiano: a Manutenção Corretiva e a Manutenção Preventiva.

Manutenção Corretiva

É realizada quando por qualquer razão o poço pare de funcionar, as causa mais comuns são: problemas na bomba ou queda de vazão do poço. No primeiro caso a ação é a substituição da bomba, no segundo caso o poço deve passar por um processo de limpeza química e/ou mecânica, dependendo das características do problema apresentado.

Manutenção Preventiva

É realizada para prevenir eventuais problemas e muito mais, as manutenções preventivas devem ser realizadas periodicamente a cada doze meses e são responsáveis pela longevidade do poço, servindo também para checar as condições de conservação da bomba, cabos e tubulação edutora.

Existem outros tipos de intervenções em um Poço Artesiano ou Semi-Artesiano?

Sim, além da manutenção preventiva e corretiva, um poço pode necessitar de outros tipos de intervenção, os mais comuns são: Pescaria, Filmagem / Perfilagem Ótica, Revestimento / Encamisamento, Teste de Vazão e Tamponamento.

Pescaria

Esse procedimento é realizado para recuperar materiais que caíram dentro do poço ou porque a bomba caiu para dentro do poço, as vezes pelo rompimento de uma luva, tubulação corroída, ou porque a bomba trabalhou em rotação invertida e acabou se desrosqueando da tubulação. Normalmente é retirada as partes da tubulação e cabo que não se soltaram e realizada a filmagem do poço para checar a melhor forma de como tentar pegar (pescar) a bomba, após a filmagem, as ferramentas de pescaria são confeccionadas ou customizadas e a pescaria efetivamente é realizada.

Filmagem / Perfilagem Ótica

A filmagem ou perfilagem ótica como é conhecida é um processo essencial para determinar as ações a serem tomadas em diversas situações, durante o processo de pescaria é a filmagem que ira determinar qual o processo e ferramentas que serão utilizados, quando realizada após a pescaria, consegue identificar se o poço sofreu algum tipo de dano. A filmagem é muito utilizada em poços com reduções drásticas de vazão ou com problemas de rompimento de sua parede de revestimento e através dela é possível verificar se a recuperação do poço em questão é viável ou não.

Encamisamento / Revestimento

Esta intervenção é realizada quando um poço apresenta rompimento de sua parede de revestimento ou no caso de poços perfurados na rocha, quando o mesmo apresenta caimento de material (fragmentos de rocha). Em ambos os casos os poços tem que ter diâmetro igual ou superior a 6”, pois o menor diâmetro de revestimento que será instalado no poço problemático é de 4”.

Teste de Vazão

Ao longo do seu tempo de vida útil, um poço pode apresentar queda de vazão e assim a bomba instalada passará a estar superdimensionada para essa nova realidade, desta forma é necessária à readequação da bomba, se fazendo necessária a realização de um teste de vazão para encontrar os novos parâmetros hidrodinâmicos (vazão, nível estático, nível dinâmico), potência da bomba e profundidade de instalação. Outra situação muito comum acontece quando nos deparamos com um poço desativado que não possui nenhum tipo de documentação técnica, neste caso, realiza-se o teste de vazão e obtém-se os parâmetros acima citados.

Tamponamento

Existem casos onde após a avaliação de um poço artesiano ou semi-artesiano, chega-se a conclusão que tecnicamente ou comercialmente a utilização ou reativação deste poço é inviável, neste caso, segundo os órgãos que regulamentam a exploração de águas subterrâneas como: DAEE – SP, SERLA-RJ, IGAM-MG, os poços que não serão mais explorado (utilizado) devem ser tamponados (fechados). O tamponamento consiste na retirada da bomba do poço, limpeza química do poço, injeção de brita e cimentação (concretagem) da boca do poço, conforme imagem ao lado.

Rolar para cima