Para falarmos de perfuração de poço artesiano temos que responder a 02 perguntas:
01 – Qual a diferença entre o poço artesiano, semi-artesiano e o poço caipira?
Popularmente os poços artesianos e semi-artesianos são chamados dessa forma para determinar sua profundidade, os artesianos para poços mais profundos e semi-artesianos para poços mais rasos.
Na verdade a forma correta para se classificar um poço de captação de água para consumo humano é chamá-lo de: Poço Raso ou poço tubular profundo.
- Poço Raso – são poços de fabricação manual, com profundidades que variam entre 08 e 20 metros, são revestidos por anéis de concreto com diâmetros aproximados de 1,2 metros, conhecidos popularmente como: cacimbas e poços caipiras
- Poço tubular Profundo – são poços que em média possuem diâmetros de 4” a 6” com profundidades médias que variam entre 60 e 350 metros, estãodivididos em duas categorias: Poço Artesiano e Poço Semi-artesiano.
02 – Como identificar um poço artesiano e um poço semi-artesiano?
Poços Artesianos – São os poços que devido a suas condições geológicas são jorrantes, ou seja, não é necessária a instalação de uma bomba para que a água aflore, a água sai pela boca do poço naturalmente.
Poços Semi-artesianos – São os poços em que a água contida em seu interior não tem pressão suficiente para aflorar naturalmente e neste caso é necessário à instalação de um sistema de bombeamento, composto por: bomba submersa, tubulação edutora, cabo de alimentação elétrica e painel de comando elétrico.
Perfuração de Poço Artesiano
Quando realizamos perfuração de poço artesiano, perfuramos poços com profundidades iniciais de 60 metros, normalmente variando entre 60 e 350 metros ou até mais, dependendo de sua utilização, condições geológicas entre outros fatores e possuem diâmetros de 4”, 6”, 8”, 12”.
A perfuração de poço artesiano é realizada com profundidades iniciais de 60 metros, pois as norma técnica que trata da perfuração de poço artesiano (ABNT), determina que a perfuração de poço artesiano deve possuir um selo sanitário.
O selo sanitário na perfuração de poço artesiano, nada mais é que um tubo liso que será cimentado (concretado) em média nos trinta primeiros metros de perfuração do poço, para isolar qualquer possibilidade de captação da água superficial, pois esta água normalmente apresenta inúmeras contaminações.
Um poço artesiano é uma obra de engenharia e como tal é regulamentada pelas normas técnicas da ABNT, seu projeto deve ser executado por um geólogo, sendo assim é indispensável que ao contratar uma empresa para perfuração de poço artesiano, você se certifique que a empresa contratada irá seguir as normas vigentes e que seu projeto foi desenvolvido pelo geólogo desta empresa.
Cada projeto que apresentamos para a perfuração de poço artesiano é cuidadosamente desenvolvido e checado para que nenhum detalhe seja esquecido ou negligenciado. Desta forma, podemos nos orgulhamos em estar atuando ativamente a mais de 20 anos no mercado e ter atendido empresas como: CEBRACE, GRUPO ÀGUAS DO BRASIL, e mais…
Etapas de perfuração de poço artesiano são:
Perfuração e Selo Sanitário – Após a montagem e instalação do canteiro de obras é iniciada a perfuração do poço artesiano, conforme as condições geológicas locais a perfuração será realizada em solo sedimentar ou em rocha. Nos locais onde há o risco de desmoronamento, ao iniciarmos a perfuração de poço artesiano é instalado um tubo de aço que além de prevenir o desmoronamento, funciona como selo sanitário, isolando a captação de águas superficiais, sujeitas a contaminações.
Revestimento – No poço sedimentar, após a etapa de perfuração é realizada a perfilagem do poço (do furo). A perfilagem consiste na descida de uma sonda até o fundo do poço que após ser utilizada, emite um relatório identificando os prováveis pontos de passagem de água, para que a coluna de revestimento geomecânico (PVC especial para poços) seja montada com a combinação ideal entre tubos lisos e tubos filtro.
Montada e instalada a coluna de revestimento, o espaço entre a parede externa da tubulação de revestimento e o furo do poço é totalmente preenchida por pré-filtro, que são seixos rolados (pedra de rio) com espessuras entre 1,5 e 3,0 milímetros.
No caso dos poços em rocha é necessária a instalação de um tubo de revestimento de aço até que a perfuração encontre a rocha, pois o solo pode desbarrancar durante a perfuração na rocha se o tubo não for instalado. A partir da instalação desse tubo a perfuração é reiniciada agora com a perfuração na rocha.
Teste de Vazão – Como pudemos constatar, a perfuração de poço artesiano é bem complexa e suas etapas não podem ser negligenciadas, após a etapa de perfuração do poço artesiano, vem à fase de teste de produtividade, conhecida como teste de vazão, ele vai identificar a produção do poço e qual a bomba que deverá ser instalada para atender a essa demanda.
Instalação da bomba – Quando falamos da bomba na perfuração de poço artesiano, estamos nos referindo também aos cabos, tubulação e painel elétrico, pois é o conjunto desses componentes que irá garantir o seu abastecimento. Após a instalação, o sistema é regulado para trabalhar em sintonia com os resultados obtidos no teste de vazão e a partir daí é só desfrutar do seu poço.