Perfuração de Poços

Qual a diferença entre um Poço Artesiano e um Poço Semi-artesiano?

É comum, quando falamos sobre poços para captação de água, haver dúvidas sobre os tipos de poços existentes e suas características.
Ao contrário do que imaginamos, não é a profundidade do poço ou a quantidade de água que ele produz que determina se ele é Raso, Artesiano ou Semi-artesiano.
A maneira como é perfurado e suas características geológicas que irão determinar qual o tipo do poço, conforme explicaremos a seguir.

Poço Raso

O Poço raso e conhecido popularmente como cacimba ou poço caipira, são poços de fabricação manual, com profundidades que variam entre 08 e 20 metros, são revestidos por anéis de concreto com diâmetros aproximados de 1,2 metros.

Devido seu baixo custo, são poços utilizados especialmente em áreas rurais, porém sua utilização deve ser vista com ressalvas, pois por se tratarem de pouca profundidade, estão sujeitos as intempéries e podem até secar em períodos de seca.

A questão mais grave, também relacionada a sua pouca profundidade, é que este tipo de poço está sujeito todas as contaminações vidas do solo superficial.

Poço Tubular Profundo

Os poços tubulares profundos, são poços perfurados com profundidades iniciais de 60 metros, normalmente variando entre 60 e 350 metros ou até mais, dependendo de sua utilização, condições geológicas entre outros fatores, possuem diâmetros de 4”, 6”, 8”, 12”, dependendo também dos mesmos fatores.

São poços perfurados com profundidades iniciais de 60 metros, pois as normas técnicas que tratam da perfuração de poços tubulares profundo (ABNT), determina que os poços tubulares profundos devem possuir um selo sanitário.

O selo sanitário nada mais é que ter cimentado (concretado) em média os trinta primeiros metros de sua perfuração, para isolar qualquer possibilidade de captação da água superficial, pois esta água normalmente apresenta inúmeras contaminações. Os Poços Tubulares profundos são divididos em dois tipo: Poço Artesiano e Poço Semi-artesiano.

Poço Artesiano

É o poço que devido a suas condições geológicas é jorrante, ou seja, não é necessária a instalação de uma bomba para que a água aflore, ela sai pela boca do poço naturalmente.

Poço Semi-Artesiano

É o poço em que a água contida em seu interior não tem pressão suficiente para aflorar naturalmente e neste caso é necessário a instalação de um sistema de bombeamento, composto por: bomba submersa, tubulação edutora, cabo de alimentação elétrica e painel de comando elétrico.

Eu posso ter um poço?

Sim você pode! Basta apenas estar diante de um projeto que atenda suas necessidades, possuir um espaço adequado e encontrar uma empresa capacitada e equipada para executá-lo.

Nós da Mega Bombas Poços Artesianos, atuamos neste segmento a mais de 20 anos, possuímos equipamentos próprios, funcionários treinados e capacitados tecnicamente, além de todos os credenciamentos legais, podendo assim lhe apresentar um projeto justo e adequado a sua necessidade, independentemente se o poço que você necessitar for para uso da sua residência, seu imóvel rural, seu condomínio, sua indústria, seu comércio ou se você é um distribuidor de água.

Cada projeto que apresentamos e realizamos é cuidadosamente desenvolvido e checado para que nenhum detalhe seja esquecido ou negligenciado, sendo assim podemos nos orgulhar em estar atuando ativamente a mais de 20 anos no mercado e ter atendido empresas como: CEBRACE, GRUPO ÀGUAS DO BRASIL entre outras.

Rolar para cima