Como definir um sistema de bombeamento para poço artesiano ou semi artesiano?
Antes de definir o sistema de bombeamento para poço artesiano ou semi artesiano, temos que entender quais os componentes que formam este sistema. Um sistema de bombeamento para poço normalmente é composto por: bomba submersa, tubulação edutora, tubulação de nível, cabos, cavalete e painel elétrico.
Bomba submersa – Uma das características principais da bomba submersa é que ela trabalha na posição vertical (em pé), deve ficar instalada dentro do poço em uma posição que mesmo durante seu funcionamento o nível da água fique alguns metros acima dela, é um equipamento que possui capacidade de bombear água de alturas que em média podem variar de 30 a 300 metros, com vazões que podem variar entre 500 e 400.000 litros por hora.
Tubulação Edutora – A instalação da bomba submersa no sistema de bombeamento para poço é feita através de tubos conectados por luvas, a mesma tubulação que irá manter a bomba dentro do poço é o caminho por onde a água irá percorrer para sair de lá de dentro do poço.
Tubulação de nível – A tubulação de nível corresponde a uma tubulação de PVC de ¾” fixada a tubulação edutora que vai da tampa superficial do poço até a “cabeça” da bomba. Possui as duas ponta abertas para que assim a água do poço possa entra por dentro dela e conseguirmos descer também por dentro dessa tubulação, um equipamento chamado medidor de nível, que irá checar a profundidade em metros dos níveis da água do poço quando ele estiver parado ou em funcionamento.
Cabos – No sistema de bombeamento para poço, normalmente costuma-se ter dois cabos: o cabo de energia que leva energia elétrica do painel para o motor da bomba e o cabo de eletrodos de nível, este cabo possui sensores na ponta que fica dentro do poço e é ligado a um relê no painel que comando o desligamento da bomba caso o nível da água dentro do poço atinja uma posição indesejada durante seu funcionamento (proximidade da bomba).
Cavalete – Parte fundamental no sistema de bombeamento para poço, o cavalete é formado pelo hidrômetro e um conjunto de conexões como: registros, niples, torneira de coleta, válvulas de retenção, ele é o ponto de ligação do poço com a rede de abastecimento.
Painel elétrico – É o responsável pelo comando elétrico do sistema, controle de automação e sistema de segurança e pode conter: para-raio, relê falta de fase e relê de controle de nível. Vale ressaltar que nenhuma bomba submersa deve funcionar sem um painel elétrico.
Caso você esteja buscando um sistema de bombeamento para poço, ou queira apenas tirar alguma dúvida que ficou, entre em contato, será um grande prazer te conhecer.