Para falarmos de perfuração de poço semi-artesiano temos que responder a 02 perguntas:
01 – Quais os tipos de poços que existem?
Existem vários tipos de poços, para as mais variadas aplicações, aqui vamos tratar de poços que produzem água para consumo humano e neste caso existem 02 tipos: Poço Raso ou Poço Tubular Profundo.
- Poço Raso – são poços com profundidades que podem chegar a 20 metros, feitos de forma manual, revestidos com anéis de concreto de 1,2 metros de diâmetro, conhecidos como: cacimbas e poços caipiras.
- Poço tubular Profundo – é o poço normalmente conhecido como: Poço artesiano ou Poço semi-artesiano, possuem diâmetros de 4”, 6” e 8” com profundidades que vão de 60 a 350 metros (em média).
02 – Qual a diferença entre um poço artesiano e um poço semi-artesiano?
- Poços Artesianos – A única diferença com os poços semi-arteisanos é que nos poços artesianos a água presente em seu interior, por questões geológicas afloram sem a necessidade da utilização de uma bomba.
- Poços Semi-artesianos – São os poços em que a água contida em seu interior não possui pressão suficiente para aflorar e assim necessitam da instalação de uma bomba em seu interior para que a água consiga ser bombeada para fora.
Perfuração de Poço Semi-artesiano
Como já falamos acima, um poço artesiano em média possui profundidades de 60 a 350 metros e na maioria dos casos, diâmetros de 4”, 6” e 8”, podem ser perfurados em solo sedmentar, solo rochoso ou misto (sedimento / rocha).
É extremamente importante que ao contratar uma empresa para perfurar seu poço, você se certifique que essa empresa é idônea e ira perfurar seu poço dentro das normas técnicas da ABNT, respeitando todos os parâmetros técnicos, como processos de perfuração e materiais de qualidade, além de lhe oferecer o assessoramento obter a documentação necessária para a utilização do poço.
Todos os projetos que perfuração de poços semi-artesianos que realizamos, são cuidadosamente verificadas para eu nenhuma etapa seja negligenciada e assim podermos continuar nessa nossa caminhada de mais de 20 anos de atuação no mercado, tendo em nossa carteira de clientes, empresas como: CEBRACE, GRUPO ÀGUAS DO BRASIL entre outras.
Etapas de perfuração:
Perfuração e Selo Sanitário – Estando o canteiro de obra instalado, como nosso maquinário em posição é realizada a etapa de perfuração e instalação do selo sanitário, que nada mais é que um tubo de aço liso que impede que a água contida nas partes superficiais do solo não adentrem para dentro do poço, poços essa água normalmente pode apresentar problemas de contaminação.
Revestimento – Em poços perfurados em solo sedimentar o em poços em solo rochoso que apresentam desprendimento de pó de pedra, é necessário que esse poço seja revestido.
O revestimento é feito com um conjunto de tubos lisos e filtros que são intercambiados de forma a propiciar a entrada da água do solo para dentro do poço, um detalhe muito importante é que o espaço entre a parede externa do revestimento e as paredes internas do poço (furo), devem ser revestidas por um tipo de pedrisco especial, chamado de pré-filtro, o pré-filtro são seixo rolados (pedra de rio), com granulometria média de 1,5 à 3,0mm, responsável pela filtragem d’água que irá entrar para dentro do revestimento e consequentemente será bombeada para fora do poço.
Teste de Vazão – O teste de vazão é necessário para mensurar a capacidade produtiva do poço e assim podemos dimensionar a bomba ideal e a quantidade de água que poderá ser bombeada sem causar nenhum dano ao poço.
Instalação da bomba – A bomba submersa é dimensionada após a realização do teste de vazão e deve ser instalada no poço de forma a respeitar a produtividade que o poço é capaz de gerar e deve funcionar de forma automatizada.